No último dia 17 de fevereiro, durante a reunião mensal do Colegiado de Núcleos Gestores Escolares foi feita a divulgação dos resultados das provas AMET (Avaliação Municipal da Educação de Tauá).
O Sistema de Avaliação Municipal foi implantado em 2009, no primeiro ano da gestão do Prefeito Odilon Aguiar, e se constitui de uma relevante ferramenta diagnóstica, que aponta caminhos e fundamenta as intervenções. A novidade positiva foi o crescimento de 30 pontos na escala de proficiência do Ensino Fundamental I, compreendendo 3º e 4º anos. Vale resaltar que o AMET não avaliou o 2º e 5º anos, haja vista que estes foram avaliados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Outro destaque foi o expressivo crescimento da aprendizagem nas turmas multisseriadas.
Em meio às complexidades que envolvem a aprendizagem e os sistemas de avaliação, não resta dúvida que o fortalecimento do acompanhamento pedagógico, a integração entre sistema PAIC e Assessoria de Ensino, a nucleação de escolas, o fortalecimento das formações continuadas de professores e a democratização no provimento dos cargos de diretor e coordenador pedagógico de escolas contribuíram sobremaneira para esta evolução na educação tauaense.
Professores tauaenses |
Contudo, ainda temos inúmeros desafios. Assim como, nosso compromisso de melhorar a aprendizagem dos alunos precisa ser renovado e fortalecido, com a oxigenação e a implantação de novas ações. Nesse sentido, a equipe pedagógica da SME/Tauá realizou um dia de avaliação/planejamento em 14/2, cujas propostas foram discutivas com os gestores escolares na referida reunião do colegiado.
Em breve, voltaremos a falar do sistema AMET e de seus resultados, bem como sobre novas ações para a rede municipal de ensino de Tauá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário