Perfil


Sou João Álcimo Viana Lima, cearense de Ibaretama. No Município de Tauá/CE, onde sou radicado, fui agraciado, pelo Poder Legislativo, com o título de cidadania municipal e com a Medalha Vereador Francisco Soares de Carvalho.

Sou professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com lotação no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), do qual fui seu primeiro diretor, de junho/1995 a julho/1999. Posteriormente, reassumi a direção da referida Unidade Acadêmica, no período de novembro/2003 a abril/2004. Dentre outras funções exercidas na UECE/CECITEC, coordenei cursos do MAGISTER/CE e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Desenvolvo pesquisas sobre políticas universitárias estaduais (com foco para a interiorização), financiamento da educação básica e história local. 

Em Tauá, fui o primeiro secretário de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo (de 2005 a 2008), Secretário da Educação (de janeiro/2009 a agosto/2013 e de outubro/2014 a dezembro/2016) e o primeiro presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural. Em 2021, reassumi a titularidade da Secretaria da Educação.

Na dinâmica de meu histórico profissional, realizei trabalhos de avaliador educacional da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Integro o Conselho Nacional de Representantes e o Compliance Office da UNDIME e possuo experiência em consultoria educacional. Sou membro fundador da Academia Tauaense de Letras.

Sou autor dos livros "Gestão e autonomia universitária: a experiência da UECE"; "Universidade e interiorização universitária"; "Anotações Históricas dos Distritos de Tauá"; "Documentos Históricos do Município de Tauá"; "Enredo histórico de fundação do Campus da UECE em Tauá: pioneirismo no ensino superior no Sertão dos Inhamuns"; além de outras publicações. Sou, também, autor de vários discursos proferidos em solenidades de colação de grau superior, na qualidade de Orador Docente escolhido pelas turmas de concludentes.

Sou poeta, mas pouco dedicado a esse ofício.