segunda-feira, 19 de maio de 2014

CASA DA MEMÓRIA DE CARRAPATEIRAS. | Professor João Álcimo

CASA DA MEMÓRIA DE CARRAPATEIRAS. | Professor João Álcimo

O MAPA DA EDUCAÇÃO DE TAUÁ. | Professor João Álcimo

O MAPA DA EDUCAÇÃO DE TAUÁ


(João Álcimo Viana Lima, em maio/2014)



Durante quatro anos e meio (2009/2013), na condição de secretário da Educação de Tauá, tive a prerrogativa, sob as lideranças do prefeito Odilon e da prefeita Patrícia Aguiar e com o trabalho de valorosos profissionais, de implementar ações que visavam repercutir favoravelmente, a curto, a médio e a longo prazos, na qualidade do ensino da rede municipal.

No contexto de um conjunto integrado de ações, citamos: seleção pública dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, com base em Lei municipal; reordenamento de escolas da rede municipal; criação de um sistema próprio de avaliação (o AMET), com mecanismos de premiação; implantação de laboratórios de informática, como ferramenta pedagógica, em todas as escolas com ensino fundamental; melhoria da infraestrutura das escolas; ampliação e qualificação do transporte escolar; implantação do projeto Agindo e Incluindo, centrado no acesso, na permanência e no atendimento das crianças com deficiência; ampliação e fortalecimento das formações continuadas; criação do PROGET (Programa de Formação dos Gestores da Educação de Tauá); criação dos projetos “Tauá, Ler e Crescer”, “Sou parte desta Escola”, “Aqui pulsa o coração do Semiárido” e da “Semana da Leitura”; inauguração de Centro de Educação Infantil, com jornada de dez horas; ampliação e fortalecimento das atividades complementares; aquisição de livros para a educação infantil; implantação da Brinquedoteca Pública.

Soma-se a isso, a sistematização do acompanhamento pedagógico, por parte da equipe técnica da Secretaria, junto às escolas municipais, na perspectiva de integração e superação das dificuldades identificadas e com foco na aprendizagem dos alunos. Eis, portanto, algo que foi e é indispensável: o olhar da gestão focado em uma aprendizagem adequada. Esta, associada à inclusão e à permanência, é a grande razão de um sistema de ensino. Sem a absorção de habilidades e competências mínimas, concebidas como necessárias para cada ano/série da vida escolar, não vislumbro uma educação escolar cidadã.

A propósito, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), instituído pela SEDUC, além do regime de colaboração com os municípios, teve a capacidade de mobilizar as prefeituras e secretarias municipais de educação para essa tarefa (extremamente relevante, básica e complexa, ao mesmo tempo) de alfabetizar as crianças no tempo considerado ideal. Em torno dos mecanismos de mobilização, destaco a exposição positiva ou negativa e a repercussão na distribuição do ICMS, conforme os resultados anuais da aprendizagem de cada município, mensurados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

No caso de Tauá, nos últimos três anos, tomando como referência as avaliações da Prova Brasil (Governo federal), SPAECE (Governo estadual) e AMET (Governo municipal), as diversas ações implementadas vêm repercutindo no processo de ensino/aprendizagem, com um crescimento gradativo e substancial na proficiência das escolas. Os resultados referentes à avaliação estadual feita com alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental, em 2013, deram a Tauá uma proficiência média em torno de 210 pontos (numa escala que vai até 300), 12 premiações de Escola Nota Dez, sendo que uma delas, a Escola João Victor Mota, localizada na comunidade rural de São João dos Cândidos, ficou em 2º lugar no Estado.

Um aspecto a ser considerado é a consistência na evolução das escolas, o que sinaliza para o princípio da processualidade nas atividades desenvolvidas. Tomando como referência as 10 escolas premiadas por seu desempenho no 2º ano, quase todas elas cresceram de um ano para outro, de 2011 a 2013, em seus indicadores de aprendizagem, conforme evidencia a tabela a seguir:

ESCOLA
PROFICIÊN-
CIA 2011
PROFICIÊN-
CIA 2012
PROFICIÊN-
CIA 2013
EEIF Desidério de Sousa Pedrosa
164,5
212,4
222,0
EEIF Domingos Gomes de Aguiar
171,8
203,4
248,9
EEIF Dr. Alberto Feitosa Lima
188,1
250,7
226,0
EEIF Eneás Alves Mota
159,3
174,5
255,5
EEIF Jesus Maria José
117,8
227,1
221,4
EEIF João Casemiro de Oliveira
142,8
182,9
212,1
EEIF João Victor Mota
238,9
244,1
281,9
EEF Jorge Massilon Cavalcante
199,3
187,5
215,5
EEIF Temístocles Lins Fialho
188,2
206,8
254,9
EEF Teresa Aragão Serra
153,7
148,4
244,2

As Escolas Ana Rosa do Bonfim e Josué Honório de Almeida, premiadas pela performance no 5º ano, também, registram essa linha crescente em seus indicadores.

Outro aspecto a ser ressaltado é que no município que tem a segunda maior extensão territorial do Ceará (4.018 Km2), o que torna a gestão da rede escolar mais complexa e desafiadora, todos os seus nove distritos estão no mapa das escolas Nota Dez e pintados com o verde escuro, a cor símbolo da aprendizagem desejável ou adequada.

Saliente-se que as escolas premiadas em 2012 (Cantinho do Saber, no 2º e 5º ano; Francisco Miguel dos Santos, no 2º ano; Antônio Araripe, no 2º ano; e Josué Honório de Almeida, no 2º ano), por força do regulamento da SEDUC, não concorreram à referida premiação em 2013.

Em que pesem os excelentes resultados, sabemos que para além da dimensão estatística em torno da aprendizagem, há outros aspectos relevantes nas escolas e nas redes de ensino que não são contemplados pelas avaliações externas. Mas, isso não invalida o êxito alcançado em seus indicadores, de modo que é legítimo e justo que todos os profissionais envolvidos no processo estejam em clima de imensa alegria.

Contudo, não se pode deixar de reconhecer que existem deficiências estratégicas e pontuais que, de forma coletiva, precisam ser enfrentadas e superadas. Mas, é óbvio que os dados aqui enfatizados revelam o mérito de um trabalho de gestão pública e do fazer pedagógico de vários profissionais, que, com planejamento, compromisso e competência, georreferenciaram o mapa de Tauá com equidade nas ações educativas e com aprendizagem satisfatória em todas as suas coordenadas. Meus parabéns a todos(as)!

Tauá: "Conjunto integrado de ações", com repercussão na aprendizagem.


EEIF João Victor Mota: Entrega do prêmio de 2ª melhor escola cearense em proficiência de aprendizagem.

domingo, 4 de maio de 2014

AJUSTE ANUAL DO FUNDEB: MEC PUBLICA A PORTARIA 364. | Professor João Álcimo

AJUSTE ANUAL DO FUNDEB: MEC PUBLICA A PORTARIA 364


O Ministério da Educação publicou recentemente, em 28/4/2014, a Portaria nº 364, que trata do ajuste ao FUNDEB referente ao exercício de 2013.

Conforme explicou a Confederação Nacional dos Municípios, em seu site: “Anualmente, no início do exercício seguinte, é realizado o ajuste com relação à apuração da receita disponibilizada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios ao Fundeb no exercício anterior, de acordo com a arrecadação efetivamente realizada dos impostos que compõem o Fundo. Com base nesses dados, é divulgado também o ajuste anual da redistribuição da complementação da União ao Fundeb.”

Na verdade, o Governo Federal constatou que, em 2013, a arrecadação foi superior (com base nos impostos que compõem o FUNDEB) ao valor por aluno redefinido pela Portaria Interministerial nº 16, de 17/12/2013. Enfim, a arrecadação foi superior ao que foi transferido para a educação dos municípios. Com efeito, torna-se necessário repassar o que é devido aos municípios dos Estados que, em 2013, receberam a complementação da União, no âmbito do FUNDEB. Os estados são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Os valores devidos referentes à complementação e à integralização do piso do magistério (haja vista que foi reajustado o valor por aluno) de 2013, já foram lançados nas contas das prefeituras, conforme previsão do § 2º do Art. 1º da Portaria nº 364/2014.

Mas, ATENÇÃO: O realinhamento do FUNDEB do exercício em vigor, tradicionalmente realizado em abril ou maio, ainda não foi feito. A propósito, vejamos o seguinte:

- O valor por aluno do FUNDEB/2013, redefinido pela Portaria nº 16, de 17/12/2013, ficou em R$ 2.022,51.
- Pelo ajuste anunciado recentemente, o valor por aluno do FUNDEB/2013, conforme a Portaria nº 364/2014, concretamente, ficou em R$ 2.287,87. Este valor é superior ao valor por aluno estimado para 2014 (R$ 2.285,57), conforme a Portaria Interministerial nº 19, de 27/12/2013.

Enfim, em meio às incertezas e ao sufoco que os municípios têm passado com relação ao financiamento da educação, trata-se de uma boa notícia. 


(João Álcimo Viana Lima, em maio/2014)





sábado, 26 de abril de 2014

A INDEFINIÇÃO DAS CANDIDATURAS MAJORITÁRIAS NO CEARÁ. | Professor João Álcimo

A INDEFINIÇÃO DAS CANDIDATURAS MAJORITÁRIAS NO CEARÁ. | Professor João Álcimo

GOL DO TETRA. | Professor João Álcimo


(João Álcimo Viana Lima, em abril/2014)

“[...] Vem Amilton Melo roubando-lhe a bola, batendo na ponta para Ivanir, momentos finais da jogada, Ivanir, passou, atenção, vai marcar o gol, chutou, Tiquinho, meteeeeeuu! Goooooooooooooooooooooooooooooooool. Time pai d’égua! Estremece a arquibancada do Castelão! Eu juro pros senhores, a arquibancada do Castelão está sacudindo! Ceará, a um minuto apenas do tetracampeonato.”

Acima, eis a transcrição do memorável gol do tetracampeonato do Ceará Sporting Club, narrado pelo notável narrador Gomes Farias, pelas ondas da Rádio Verdes Mares AM. Referida final ocorreu em 20/12/1978, quando o Vozão, nos últimos minutos, com gol de Tiquinho, construiu o marcador de 1x0 contra seu arquirrival (o Fortaleza) e sagrou-se tetra cearense pela segunda vez. Registre-se que o primeira tetra foi conquistado na vitória de 2x0 sobre o Fortaleza, com gols de Walter Barroso e Enoch, em 17/12/1918.

Em 21/7/1999, no Castelão, o Ceará empatou em 0x0 com o Juazeiro e sagrou-se tetracampeão pela terceira vez. Gomes Farias, narrador dinâmico e de uma criatividade que se amplia e se renova ao mesmo tempo e com o tempo, narrou várias chances de gol do “Time pai d’égua” – o “Vozão do coração do meu povão”. Contudo, o placar permaneceu inalterado. Por sua melhor campanha durante o campeonato, o resultado conferiu mais um tetra para o Ceará.

Por último, em 23/4/2014, no Castelão em sua nova estrutura de Arena da Copa, tive a alegria de assistir e comemorar mais um tetracampeonato. Dessa vez, o quarto tetra do Vozão, conquistado no ano de seu centenário. Num jogo, bastante disputado, contra o Fortaleza (fazendo jus ao “clássico-rei”), com chances de gols desperdiçadas pelos dois times, o placar ficou no 0x0. Mais uma vez, o Ceará foi, de forma justa, beneficiado por jogar pelo empate, haja vista sua melhor campanha no decorrer do certame.

Voltando para o jogo final, bem que Felipe Amorim e Bill, que entraram na área com reais chances de gol, além do zagueiro Sandro, que chutou a bola na trave, após desvio de cobrança de falta, poderiam ter marcado. Assim, também, Magno Alves poderia ter convertido a cobrança de pênalti em gol, na primeira partida da decisão. O que seria mais lógico, principalmente em se tratando do “Magnata”. Mas, os dois resultados de 0x0, ao tempo em que têm a marca de mais um tetra, são retratos de uma indecifrável resistência do placar, do tipo: “daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

Talvez, a bola tenha se lembrado da angústia do “goleiro na hora do gol”, musicada pelo grande Belchior. Por conseguinte, em vez de premiar um goleador, elegeu o goleiro Luís Carlos como a maior referência da conquista. Em vez do gol, tivemos, portanto, a defesa do tetra. Mas, enfim, como diz o Gomes Farias em suas narrações, o certo é que “invergou, mas não entrou”. O que se viu é que todo mundo “amarrou as almas” e que Gomes Farias gritou a conquista, mas não narrou outro gol do tetra.

Além da resistência do placar e da solidariedade da bola com a angústia do goleiro, merece registro a “profecia” de Tiquinho, feita na decisão de 1999. Conforme Tom Barros, em sua coluna no Diário do Nordeste (25/4/2014), o autor do gol decisivo de 1978 afirmou que o Ceará poderia ser tetra novamente, mas com o placar ficando no 0x0. Confirmando-se a profecia, a aura de “herói do tetra” seria indivisível e, acima de tudo, intransferível.

Ademais, a sensação que tenho é que a narração desse emblemático gol, por Gomes Farias, foi tão perfeita que ele não tem o direito de narrar o gol de um novo tetra do Vozão. Esse direito, contudo, ficou reservado para o penta em 2015, com um novo “Tiquinho” a esperar a bola na pequena área, após um passe na medida certa de um novo “Ivanir” e com a voz do mesmo “narrador espetáculo”.  

Tiquinho: autor do gol do tetra, em 1978.
Gomes Farias: narrador do emblemático  gol do tetra.

Reportagem sobre o gol do tetra do Ceará.



GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ: A UTOPIA DE UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE SOBRE A TERRA. | Professor João Álcimo

GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ: A UTOPIA DE UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE SOBRE A TERRA. | Professor João Álcimo

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONFORME OS RESULTADOS DO PISA. | Professor João Álcimo

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