segunda-feira, 19 de maio de 2014

O MAPA DA EDUCAÇÃO DE TAUÁ. | Professor João Álcimo

O MAPA DA EDUCAÇÃO DE TAUÁ


(João Álcimo Viana Lima, em maio/2014)



Durante quatro anos e meio (2009/2013), na condição de secretário da Educação de Tauá, tive a prerrogativa, sob as lideranças do prefeito Odilon e da prefeita Patrícia Aguiar e com o trabalho de valorosos profissionais, de implementar ações que visavam repercutir favoravelmente, a curto, a médio e a longo prazos, na qualidade do ensino da rede municipal.

No contexto de um conjunto integrado de ações, citamos: seleção pública dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, com base em Lei municipal; reordenamento de escolas da rede municipal; criação de um sistema próprio de avaliação (o AMET), com mecanismos de premiação; implantação de laboratórios de informática, como ferramenta pedagógica, em todas as escolas com ensino fundamental; melhoria da infraestrutura das escolas; ampliação e qualificação do transporte escolar; implantação do projeto Agindo e Incluindo, centrado no acesso, na permanência e no atendimento das crianças com deficiência; ampliação e fortalecimento das formações continuadas; criação do PROGET (Programa de Formação dos Gestores da Educação de Tauá); criação dos projetos “Tauá, Ler e Crescer”, “Sou parte desta Escola”, “Aqui pulsa o coração do Semiárido” e da “Semana da Leitura”; inauguração de Centro de Educação Infantil, com jornada de dez horas; ampliação e fortalecimento das atividades complementares; aquisição de livros para a educação infantil; implantação da Brinquedoteca Pública.

Soma-se a isso, a sistematização do acompanhamento pedagógico, por parte da equipe técnica da Secretaria, junto às escolas municipais, na perspectiva de integração e superação das dificuldades identificadas e com foco na aprendizagem dos alunos. Eis, portanto, algo que foi e é indispensável: o olhar da gestão focado em uma aprendizagem adequada. Esta, associada à inclusão e à permanência, é a grande razão de um sistema de ensino. Sem a absorção de habilidades e competências mínimas, concebidas como necessárias para cada ano/série da vida escolar, não vislumbro uma educação escolar cidadã.

A propósito, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), instituído pela SEDUC, além do regime de colaboração com os municípios, teve a capacidade de mobilizar as prefeituras e secretarias municipais de educação para essa tarefa (extremamente relevante, básica e complexa, ao mesmo tempo) de alfabetizar as crianças no tempo considerado ideal. Em torno dos mecanismos de mobilização, destaco a exposição positiva ou negativa e a repercussão na distribuição do ICMS, conforme os resultados anuais da aprendizagem de cada município, mensurados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

No caso de Tauá, nos últimos três anos, tomando como referência as avaliações da Prova Brasil (Governo federal), SPAECE (Governo estadual) e AMET (Governo municipal), as diversas ações implementadas vêm repercutindo no processo de ensino/aprendizagem, com um crescimento gradativo e substancial na proficiência das escolas. Os resultados referentes à avaliação estadual feita com alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental, em 2013, deram a Tauá uma proficiência média em torno de 210 pontos (numa escala que vai até 300), 12 premiações de Escola Nota Dez, sendo que uma delas, a Escola João Victor Mota, localizada na comunidade rural de São João dos Cândidos, ficou em 2º lugar no Estado.

Um aspecto a ser considerado é a consistência na evolução das escolas, o que sinaliza para o princípio da processualidade nas atividades desenvolvidas. Tomando como referência as 10 escolas premiadas por seu desempenho no 2º ano, quase todas elas cresceram de um ano para outro, de 2011 a 2013, em seus indicadores de aprendizagem, conforme evidencia a tabela a seguir:

ESCOLA
PROFICIÊN-
CIA 2011
PROFICIÊN-
CIA 2012
PROFICIÊN-
CIA 2013
EEIF Desidério de Sousa Pedrosa
164,5
212,4
222,0
EEIF Domingos Gomes de Aguiar
171,8
203,4
248,9
EEIF Dr. Alberto Feitosa Lima
188,1
250,7
226,0
EEIF Eneás Alves Mota
159,3
174,5
255,5
EEIF Jesus Maria José
117,8
227,1
221,4
EEIF João Casemiro de Oliveira
142,8
182,9
212,1
EEIF João Victor Mota
238,9
244,1
281,9
EEF Jorge Massilon Cavalcante
199,3
187,5
215,5
EEIF Temístocles Lins Fialho
188,2
206,8
254,9
EEF Teresa Aragão Serra
153,7
148,4
244,2

As Escolas Ana Rosa do Bonfim e Josué Honório de Almeida, premiadas pela performance no 5º ano, também, registram essa linha crescente em seus indicadores.

Outro aspecto a ser ressaltado é que no município que tem a segunda maior extensão territorial do Ceará (4.018 Km2), o que torna a gestão da rede escolar mais complexa e desafiadora, todos os seus nove distritos estão no mapa das escolas Nota Dez e pintados com o verde escuro, a cor símbolo da aprendizagem desejável ou adequada.

Saliente-se que as escolas premiadas em 2012 (Cantinho do Saber, no 2º e 5º ano; Francisco Miguel dos Santos, no 2º ano; Antônio Araripe, no 2º ano; e Josué Honório de Almeida, no 2º ano), por força do regulamento da SEDUC, não concorreram à referida premiação em 2013.

Em que pesem os excelentes resultados, sabemos que para além da dimensão estatística em torno da aprendizagem, há outros aspectos relevantes nas escolas e nas redes de ensino que não são contemplados pelas avaliações externas. Mas, isso não invalida o êxito alcançado em seus indicadores, de modo que é legítimo e justo que todos os profissionais envolvidos no processo estejam em clima de imensa alegria.

Contudo, não se pode deixar de reconhecer que existem deficiências estratégicas e pontuais que, de forma coletiva, precisam ser enfrentadas e superadas. Mas, é óbvio que os dados aqui enfatizados revelam o mérito de um trabalho de gestão pública e do fazer pedagógico de vários profissionais, que, com planejamento, compromisso e competência, georreferenciaram o mapa de Tauá com equidade nas ações educativas e com aprendizagem satisfatória em todas as suas coordenadas. Meus parabéns a todos(as)!

Tauá: "Conjunto integrado de ações", com repercussão na aprendizagem.


EEIF João Victor Mota: Entrega do prêmio de 2ª melhor escola cearense em proficiência de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário