O MAPA DA EDUCAÇÃO DE TAUÁ
(João Álcimo Viana Lima, em maio/2014)
Durante
quatro anos e meio (2009/2013), na condição de secretário da Educação de Tauá,
tive a prerrogativa, sob as lideranças do prefeito Odilon e da prefeita
Patrícia Aguiar e com o trabalho de valorosos profissionais, de implementar
ações que visavam repercutir favoravelmente, a curto, a médio e a longo prazos,
na qualidade do ensino da rede municipal.
No
contexto de um conjunto integrado de ações, citamos: seleção pública dos
diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, com base em Lei municipal;
reordenamento de escolas da rede municipal; criação de um sistema próprio de
avaliação (o AMET), com mecanismos de premiação; implantação de laboratórios de
informática, como ferramenta pedagógica, em todas as escolas com ensino
fundamental; melhoria da infraestrutura das escolas; ampliação e qualificação
do transporte escolar; implantação do projeto Agindo e Incluindo, centrado no
acesso, na permanência e no atendimento das crianças com deficiência; ampliação
e fortalecimento das formações continuadas; criação do PROGET (Programa de
Formação dos Gestores da Educação de Tauá); criação dos projetos “Tauá, Ler e
Crescer”, “Sou parte desta Escola”, “Aqui pulsa o coração do Semiárido” e da
“Semana da Leitura”; inauguração de Centro de Educação Infantil, com jornada de
dez horas; ampliação e fortalecimento das atividades complementares; aquisição
de livros para a educação infantil; implantação da Brinquedoteca Pública.
Soma-se a
isso, a sistematização do acompanhamento pedagógico, por parte da equipe
técnica da Secretaria, junto às escolas municipais, na perspectiva de
integração e superação das dificuldades identificadas e com foco na
aprendizagem dos alunos. Eis, portanto, algo que foi e é indispensável: o olhar
da gestão focado em uma aprendizagem adequada. Esta, associada à inclusão e à
permanência, é a grande razão de um sistema de ensino. Sem a absorção de
habilidades e competências mínimas, concebidas como necessárias para cada
ano/série da vida escolar, não vislumbro uma educação escolar cidadã.
A
propósito, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), instituído pela
SEDUC, além do regime de colaboração com os municípios, teve a capacidade de
mobilizar as prefeituras e secretarias municipais de educação para essa tarefa
(extremamente relevante, básica e complexa, ao mesmo tempo) de alfabetizar as
crianças no tempo considerado ideal. Em torno dos mecanismos de mobilização,
destaco a exposição positiva ou negativa e a repercussão na distribuição do
ICMS, conforme os resultados anuais da aprendizagem de cada município,
mensurados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
(SPAECE).
No caso
de Tauá, nos últimos três anos, tomando como referência as avaliações da Prova
Brasil (Governo federal), SPAECE (Governo estadual) e AMET (Governo municipal),
as diversas ações implementadas vêm repercutindo no processo de
ensino/aprendizagem, com um crescimento gradativo e substancial na proficiência
das escolas. Os resultados referentes à avaliação estadual feita com alunos do
2º e 5º ano do ensino fundamental, em 2013, deram a Tauá uma proficiência média
em torno de 210 pontos (numa escala que vai até 300), 12 premiações de Escola
Nota Dez, sendo que uma delas, a Escola João Victor Mota, localizada na
comunidade rural de São João dos Cândidos, ficou em 2º lugar no Estado.
Um
aspecto a ser considerado é a consistência na evolução das escolas, o que
sinaliza para o princípio da processualidade nas atividades desenvolvidas.
Tomando como referência as 10 escolas premiadas por seu desempenho no 2º ano,
quase todas elas cresceram de um ano para outro, de 2011 a 2013, em seus
indicadores de aprendizagem, conforme evidencia a tabela a seguir:
ESCOLA
|
PROFICIÊN-
CIA 2011
|
PROFICIÊN-
CIA 2012
|
PROFICIÊN-
CIA 2013
|
EEIF
Desidério de Sousa Pedrosa
|
164,5
|
212,4
|
222,0
|
EEIF
Domingos Gomes de Aguiar
|
171,8
|
203,4
|
248,9
|
EEIF
Dr. Alberto Feitosa Lima
|
188,1
|
250,7
|
226,0
|
EEIF
Eneás Alves Mota
|
159,3
|
174,5
|
255,5
|
EEIF
Jesus Maria José
|
117,8
|
227,1
|
221,4
|
EEIF
João Casemiro de Oliveira
|
142,8
|
182,9
|
212,1
|
EEIF
João Victor Mota
|
238,9
|
244,1
|
281,9
|
EEF
Jorge Massilon Cavalcante
|
199,3
|
187,5
|
215,5
|
EEIF
Temístocles Lins Fialho
|
188,2
|
206,8
|
254,9
|
EEF
Teresa Aragão Serra
|
153,7
|
148,4
|
244,2
|
As
Escolas Ana Rosa do Bonfim e Josué Honório de Almeida, premiadas pela
performance no 5º ano, também, registram essa linha crescente em seus
indicadores.
Outro
aspecto a ser ressaltado é que no município que tem a segunda maior extensão
territorial do Ceará (4.018 Km2), o que torna a gestão da rede escolar mais
complexa e desafiadora, todos os seus nove distritos estão no mapa das escolas
Nota Dez e pintados com o verde escuro, a cor símbolo da aprendizagem desejável
ou adequada.
Saliente-se
que as escolas premiadas em 2012 (Cantinho do Saber, no 2º e 5º ano; Francisco
Miguel dos Santos, no 2º ano; Antônio Araripe, no 2º ano; e Josué Honório de
Almeida, no 2º ano), por força do regulamento da SEDUC, não concorreram à
referida premiação em 2013.
Em que
pesem os excelentes resultados, sabemos que para além da dimensão estatística
em torno da aprendizagem, há outros aspectos relevantes nas escolas e nas redes
de ensino que não são contemplados pelas avaliações externas. Mas, isso não
invalida o êxito alcançado em seus indicadores, de modo que é legítimo e justo
que todos os profissionais envolvidos no processo estejam em clima de imensa
alegria.
Contudo,
não se pode deixar de reconhecer que existem deficiências estratégicas e
pontuais que, de forma coletiva, precisam ser enfrentadas e superadas. Mas, é
óbvio que os dados aqui enfatizados revelam o mérito de um trabalho de gestão
pública e do fazer pedagógico de vários profissionais, que, com planejamento,
compromisso e competência, georreferenciaram o mapa de Tauá com equidade nas
ações educativas e com aprendizagem satisfatória em todas as suas coordenadas.
Meus parabéns a todos(as)!
Tauá: "Conjunto integrado de ações", com repercussão na aprendizagem. EEIF João Victor Mota: Entrega do prêmio de 2ª melhor escola cearense em proficiência de aprendizagem. |