A Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Tauá teve início com a conferência “Currículo da Educação Básica e os desafios da sociedade do conhecimento”, no dia 23 de janeiro.
Viviane Mosé, Odilon Aguiar e Eu. |
A conferencista, Profª Viviane Mosé (psicóloga e psicanalista; mestra e doutora em filosofia; autora de vários livros; escritora e apresentadora, em 2005 e 2006, do quadro “Ser ou não ser”, no Fantástico, da TV Globo; apresentadora do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN; consultora sênior, de 2007 a 2009, da equipe de reformulação curricular da Secretaria de Educação de Espírito Santo), durante três horas falou para cerca de mil educadores(as). Tratou-se de um grande momento vivido pela educação tauaense, onde Viviane Mosé expôs e debateu as possibilidades em torno da reformulação de uma proposta curricular. Segundo ela, nesse processo, a participação da representação docente é fundamental.
Viviane Mosé falando para os professores. |
No contexto da temática, Viviane defendeu os modelos de avaliação do ENEM (Exame Nacional de Cursos) e do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Defendeu, também, o prevalecimento da importância Língua Portuguesa nos currículos escolares, mas sem o "nível de exigência inútil". Para ela, com o avanço tecnológico, o poder do professor caiu, assim como o das demais profissões. Atualmente, muito mais que gerir conteúdos, o professor precisa ser o gestor da sala de aula.
Viviane Mosé com equipe técnica da SME/Tauá. |
Vale ressaltar que a reformulação da proposta curricular foi definida como uma das metas prioritárias pelo Planejamento Estratégico Participativo da Secretaria da Educação. Com efeito, foi instituída, sob a coordenação da Assessoria de Ensino, uma comissão para articular os trabalhos, cujo cronograma de execução está previsto para este semestre.
Frases proferidas pela Profª Viviane Mosé durante a conferência:
"É impossível um professor em sala de aula ser maior que o google".
"A educação tem que sair do domínio da repetição".
"Tem frase que muda a vida da gente".
"O nordestino fala lindo, fala bem".
"O regime militar fez com que a gente tivesse vergonha de aprender".
"O mais importante é ter raciocínio".
"Alguns de nós fomos salvos pelo professor".
"A escola tem que funcionar em rede".
"Nós temos que valorizar o aluno que senta lá atrás".
"Nada melhor que competição, quando ela é ética".
"O nosso ensino de Língua Portuguesa tem um nível de exigência inútil".
"Em Espírito Santo, na reformulação curricular, mais de 40% do conteúdo foram para o lixo".
"Pra falar corretamente é preciso ser um bom leitor".
"Nós precisamos ser capazes de valorizar os bons professores e de afastar os maus professores".
Nenhum comentário:
Postar um comentário